Centro de Mídias

 

Rede Estadual ganha Centro de Mídias SP e lança aulas em tempo real por TV aberta e celular

A Secretaria de Estado da Educação inova mais uma vez e lança o Centro de Mídias SP – plataforma que permitirá que os 3,5 milhões de estudantes da rede estadual paulista tenham acesso a aulas ao vivo e videoaulas, entre outros conteúdos pedagógicos, mesmo durante a quarentena. O Centrode Mídias SP contará comaparceria de gigantes da telefonia, garantindo que os alunos tenham aula pelo celular, sem gastar com internet. Além da ferramenta, que viabilizará o ensino presencial mediado por tecnologia, o Governo do Estado também fechou contrato com a TV Cultura, que transmitirá aulas pelo Canal Digital 2.3 – TV Cultura Educação.

As aulas na rede estadual de ensino paulista estão suspensas desde 23 de março, para prevenir e combater a disseminação da Covid-19 (novo coronavírus). Como a Seduc antecipou os COMUNICADO SEDUC SP períodos de recesso escolar e férias, é importante que, neste período, os alunos acessem e conheçam as ferramentas que passarão a utilizar a partir do próximo dia 22 de abril, quando as aulas passarão a ser contadas como dias letivos.

Para ter acesso ao Centro de Mídias SP é preciso fazer o download do aplicativo, disponibilizado para os sistemas Android e IOS. O login para alunos e docentes da rede estadual deverá ser feito com os mesmos dados utilizados no acessoà Secretaria EscolarDigital (SED).Oaplicativofoi desenvolvido pela IP.TV e doado à Seduc, durante a suspensão das aulas.

A Seduc patrocinará a internet para que alunos e professores possam acessar os conteúdos pelo celular, sem qualquer custo. Para isso, firmará contrato com as quatro maiores operadoras de telefonia do País: Claro, Vivo, Oi e Tim. Isto significa que o aplicativo poderá ser acessado sem que o estudante ou docente utilize o pacote 4G do celular ou sinal de internet wi-fi, e até mesmo quando estiver sem crédito. Além disso, para garantir a transmissão das aulas, a Amazon Web Services (AWS) disponibilizará a infraestrutura de servidores e redes sem qualquer custo. O fornecimento custaria cerca de R$ 3,4 milhões, mas será bancado pela empresa.

O secretário da Educação, Rossieli Soares, enfatiza que o aplicativo do Centro de Mídias SP permitirá grande interação entre professores e estudantes e auxiliará para que os docentes estejam o mais próximo possível de cada um dos 3,5 milhões de estudantes da rede. “Isso vai acontecer graças à tecnologia, que deve ser cada vez mais uma grande aliada da educação”, reforça.

 

 

Clique sobre o vídeo abaixo para conhecer o Aplicativo Centro de Mídias

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS