A Merenda na Rede Estadual

A merenda da rede estadual pode ser fornecida de duas maneiras: descentralizada e centralizada.

A forma descentralizada de fornecimento da merenda ocorre através de convênio firmado entre Estado e Município, ficando como responsabilidade da Prefeitura Municipal as compras de gêneros alimentícios, preparo e distribuição da merenda escolar. Nestes casos, a Diretoria de Ensino fica responsável pela fiscalização do convênio firmado, analisando alguns detalhes importantes, entre eles: cardápio realizado pela Nutricionista da Prefeitura Municipal, qualidade dos alimentos ofertados, mão de obra para a distribuição da merenda, aspectos higiênicos sanitários, além de orientações técnicas das merendeiras realizada pela Nutricionista da Diretoria de Ensino em contribuição à Nutricionista do município. Desta forma, a Prefeitura Municipal e o Estado trabalham juntos para a oferta de uma merenda de qualidade. No ano de 2017, as cidades jurisdicionadas à Diretoria de Ensino que firmaram o convênio da Merenda Escolar com o Estado de São Paulo, foram: Barrinha, Dumont, Jardinópolis, Pitangueiras, Pontal, Terra Roxa e Viradouro.

A forma centralizada de fornecimento da merenda é quando apenas o Estado, através da Diretoria de Ensino em conjunto com o DAAA (Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno), fica responsável pela gestão da merenda escolar estadual do município quando o convênio entre Estado e Prefeitura Municipal não é firmado. Neste ano de 2017 o Município de Sertãozinho passou a contar com a merenda centralizada. Neste tipo de gestão, algumas funções são realizadas pela equipe de Nutricionistas do DAAA, como: elaboração de cardápios, compras de gêneros alimentícios, cronograma de entregas, além de diversas orientações para as Nutricionistas das Diretorias de Ensino. As funções realizadas pela Diretoria de Ensino, neste tipo de gestão são diversas, entre elas: licitação para o contrato de mão de obra, controle dos estoques virtuais de gêneros alimentícios, orientações técnicas às merendeiras em conjunto com a Nutricionista da empresa terceirizada, verificação criteriosa das orientações higiênico sanitárias e execução do cardápio, autorizações de mudanças no cardápio apenas quando necessário (o mesmo deve ser seguido com rigor), orientações para alunos com necessidade de dietas especiais, orientações para a direção escolar que fica responsável pela compra de gêneros perecíveis e baixas diárias de estoques virtuais, além de todo o suporte necessário para os mesmos, objetivando uma gestão de qualidade da merenda escolar. É importante ressaltar que os gêneros alimentícios utilizados na merenda centralizada são de excelente qualidade e objetivam a mudança de hábitos alimentares, entre eles: arroz integral, feijão preto, feijão carioca, feijão branco, biscoitos integrais, carne bovina, carne suína, filés de frango, macarrão integral, macarrão de vegetais, verduras, legumes, frutas, ovos, torta salgada e bebida láctea. Algumas mudanças de hábitos alimentares, como a inclusão de alimentos integrais (ricos em fibras) e peixes (ricos em ômega 3) estão sendo trabalhadas com os alunos, visto que estes alimentos não fazem parte da rotina alimentar dos mesmos e pode gerar certa rejeição, porém o objetivo é justamente a mudança de uma realidade alimentar pobre em nutrientes para uma alimentação rica e variada em nutrientes. Desta forma, a mudança de hábitos ocorrerá gradativamente, melhorando a saúde e consequentemente o aprendizado dos alunos beneficiados.