ENEM 2020: Começa a Solicitação de Atendimento por Nome Social

Enem 2020: começa a solicitação de atendimento por nome social

Interessados em substituir o nome civil pelo nome social no dia das provas do Enem podem fazer o pedido até sexta-feira.

 

Informamos que entre os dias 01/06/2020 a 05/06/2020 participantes inscritos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que quiserem atendimento pelo nome social devem fazer a solicitação na página do participante, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

 

Lembramos que o nome social é a forma pela qual travestis ou pessoas transexuais escolheram ser chamados, por ser a denominação que condiz com sua identidade de gênero e permite combater o preconceito e o constrangimento na aplicação do Exame.

 

Para realizar a solicitação, o/a inscrito/a deverá acessar a página do/a Participante, cujo acesso acontece mediante CPF e senha cadastrados no ato da inscrição, no menu “alterar dados”. Além de informar nome social, os candidatos e candidatas deverão determinar se querem que este nome apareça na lista de sua sala e indicar o ambiente sanitário (masculino ou feminino) a ser utilizado nos dias do exame.

 

Também será necessário apresentação de documentos, na Página do/a Participante:

  • Foto atual,    nítida,    individual,    colorida,    com    fundo    branco    que    enquadre    desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
  • Cópia digitalizada,   frente   e   verso,   de   um   dos   documentos   de    identificação  oficiais com foto, válido.

 

O INEP informa que não serão aceitas solicitação e/ou inserção de documentos fora do endereço

<enem.inep.gov.br/participante> e/ou fora do período, e a previsão de divulgação dos resultados será 12 de junho.

As solicitações indeferidas deverão ser consultadas no mesmo sistema. Em caso de reprovação, o/a participante será comunicado/a, por meio do e-mail ou SMS – dados que devem ser informados no ato da inscrição. Nesse caso, o período para apresentação de recursos será entre 15 e 19 de junho e a disponibilização dos resultados finais será em 25 de junho.