Importantes Informações sobre as mudanças no Ensino Médio

Prezado gremista,
Prezado servidor da SEE,

Ao longo de 2016, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) de São Paulo tem desenvolvido inúmeras ações para fortalecimento dos grêmios estudantis.
Hoje, mais de 90% das escolas públicas estaduais paulistas têm grêmio eleito pelos estudantes. As eleições, neste ano, mobilizaram mais de 3 milhões de alunos. Se esse número correspondesse aos eleitores de uma cidade, a SEE seria a segunda maior do estado de São Paulo.
Cursos de formação para as lideranças, com foco em temas como “democracia”, “diálogo” e “construção de consensos” estão sendo desenvolvidos. E até 2017, uma nova legislação sobre os grêmios será construída, de maneira 100% participativa, de modo que este espaço se torne ainda mais relevante para o debate acerca da Educação brasileira.
Durante todas essas transformações, é importante que o grêmio continue sendo um porta-voz do interesse dos estudantes.
Para tanto, é indispensável que ele seja um protagonista do esclarecimento, em prol da coletividade que representa. Buscar a informação na fonte, compreendê-la e levá-la para discussão com o objetivo de melhorar a Educação é um de suas missões.
No processo de formação do cidadão do futuro, todos os temas podem e devem ser discutidos, em articulação com todos os atores da comunidade escolar.
Uma pauta do momento é a discussão das possíveis mudanças do Ensino Médio. Esta etapa da Educação Básica, que na rede estadual paulista atende 1,5 milhão de alunos, é um dos grandes desafios da educação brasileira. Rever o modelo de Ensino Médio, com foco na maior flexibilidade do currículo, é imprescindível.
Por se tratar de uma rede complexa e que abrange 645 municípios, o próximo ano será de análise. Nada será mudado sem que antes aconteça um amplo diálogo com dirigentes, diretores, professores e os estudantes. Esse é o ponto de partida da questão, cabendo à SEE informar também que:
a) O currículo do Ensino Médio não será alterado;
b) A carga horária diária das escolas regulares segue a mesma;
c) O processo de atribuição de aulas/classes para os professores continua igual ao adotado pela rede no ano passado. O cadastro online deve ser feito obrigatoriamente pelos docentes efetivos e temporários;
d) A matrícula antecipada de novos alunos que queiram cursar o Ensino Médio na rede estadual em 2017 já está aberta. O prazo vai até 31 de outubro e não há alterações no cadastro presencial em qualquer escola da rede;
e) Os alunos da 3ª série do Ensino Médio participarão normalmente das provas do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O exame neste ano está marcado para os dias 29 e 30 de novembro.

A SEE continua à disposição para escutá-los. Políticas públicas mais legítimas passam por sua construção colaborativa e participativa.

Abraços,

Equipe Gestão Democrática da Educação
http://www.educacao.sp.gov.br/gestaodemocratica