Equipe de Professores Especialistas em Currículo EEC – RESOLUÇÃO SEDUC N° 108, DE 28 DE JULHO DE 2025

EQUIPE

Nome Cargo Telefone E-mail
Rafaela Cristina Francisquete Coordenador de Equipe Curricular – CEC  (16) 3946-1555 desernpe@educacao.sp.gov.br
Alessandra Perticarrari Soares da Cruz PEC Multiplica (16) 3946-1506 alessandra.soares@educacao.sp.gov.br
Fernanda Parra PEC Multiplica (16) 3946-1551 fernanda.parra@educacao.sp.gov.br
Aline Rosa Michieleto PEC Convivência (16) 3946-1507 aline.michieleto@educacao.sp.gov.br
Andréia Elisandra Bortoloti Rossin PEC Desenvolvimento Curricular – Língua Portuguesa (16) 3946-1553 andreia.rossin@educacao.sp.gov.br
Camila Aparecida Marcolino PEC Desenvolvimento Curricular – Linguagens (16) 3946-1505 camila.marcolino@educacao.sp.gov.br
Daniela Fernanda Tremeschin Garcia PEC Qualidade da Aula (16) 3946-1554 daniela.garcia01@educacao.sp.gov.br
Davi Antonino Nunes da Silva PEC Desenvolvimento Curricular – Tecnologia (16) 3946-1559 davi.silva@educacao.sp.gov.br
Débora Aparecida Constante Rocha PEC Qualidade da Aula (16) 3946-1504 debora.rocha03@educacao.sp.gov.br
Jacqueline Silva Costa PEC Qualidade da Aula (16) 3946-1557 jacqueline.costa@educacao.sp.gov.br
João Acácio Busquini PEC Desenvolvimento Curricular – Matemática (16) 3946-1552 joao.busquini@educacao.sp.gov.br
José Ricardo de Brito PEC Desenvolvimento Curricular – Ciências da Natureza (16) 3946-1508 jose.brito01@educacao.sp.gov.br
Josué de Oliveira Franco PEC Qualidade da Aula (16) 3946-1558 josue.franco@educacao.sp.gov.br
Maria Lúcia Ravasio Mendes PEC de Educação Especial (16) 3946-1556 maria.mendes13@educacao.sp.gov.br
Paula Cristina César Costa da Silva PEC Desenvolvimento Curricular – Anos Iniciais (16) 3946-1570 paula.silva11@educacao.sp.gov.br
Rafael da Silva Afonso PEC Desenvolvimento Curricular – Ciências Humanas (16) 3946-1593 rafael.afonso@educacao.sp.gov.br
Patrícia Anceschi Bosco PEC Desenvolvimento Curricular – Linguagens (16) 3946-1503 patricia.bosco@educacao.sp.gov.br

 

ATRIBUIÇÕES

Artigo 136 – A Equipe de Professores Especialistas em Currículo, composta por servidores do Quadro do Magistério, responsáveis pelo apoio à gestão do currículo da rede pública estadual de ensino e, em articulação com as Equipes de Supervisão, têm as seguintes competências:

I – Implementar ações de apoio pedagógico e educacional que orientem os professores na condução de procedimentos relativos à organização e ao funcionamento do currículo nas modalidades de ensino;

II – Orientar os professores:
a) na implementação do currículo;
b) na utilização de materiais didáticos e paradidáticos;

III – Avaliar a execução do currículo e propor os ajustes necessários;

IV – Acompanhar e orientar os professores em sala de aula, quando necessário, para garantir a implementação do currículo;

V – Implementar e acompanhar programas e projetos educacionais da Secretaria, relativos à área de atuação que lhes é própria;

VI – Identificar necessidades e propor ações de formação continuada de professores e de professores coordenadores no âmbito da área de atuação que lhes é própria;

VII – Participar da implementação de programas e projetos de formação continuada, em articulação com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”;

VIII – Acompanhar e apoiar reuniões pedagógicas realizadas nas escolas;

IX – Promover encontros, oficinas de trabalho, grupos de estudos e outras atividades para divulgar e apoiar a formação docente na utilização de materiais pedagógicos em cada componente curricular;

X – Colaborar com a formação dos professores na utilização de materiais pedagógicos;

XI – Participar do processo de elaboração do plano de trabalho da Unidade Regional de Ensino;

XII – Elaborar o plano de trabalho da Equipe de Professores Especialistas em Currículo para melhoria da atuação docente e do desempenho dos estudantes;

XIII – Orientar, em articulação com a Diretoria de Educação Especial, as atividades de educação especial e inclusão educacional no âmbito da área de atuação que lhes é própria;

XIV – Acompanhar o trabalho dos professores e as metodologias de ensino utilizadas em sala de aula, para avaliar e propor ações de melhoria de desempenho na área de conhecimento;

XV – Organizar o acervo de materiais e equipamentos didático-pedagógicos;

XVI – Implantar e supervisionar as salas de leitura, em articulação com a Supervisão de Ensino, Subsecretaria Pedagógica e as escolas;

XVII – Analisar os resultados de avaliações internas e externas e propor medidas para melhoria dos indicadores da educação básica, no âmbito da área de atuação que lhes é própria.

(Fonte: RESOLUÇÃO SEDUC N° 108, DE 28 DE JULHO DE 2025)