Escola da Família

Apresentação

O Programa Escola da Família é uma iniciativa que une mais de 4 mil profissionais da educação, 18.548 estudantes universitários e 20.885 voluntários para criar uma cultura da paz, despertar potencialidades e desenvolver hábitos saudáveis junto aos mais de 7 milhões de jovens que vivem no Estado de São Paulo.

O objetivo do Programa é a abertura, aos finais de semana, de 2.334 escolas da Rede Estadual de Ensino, transformando-as em centro de convivência, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de trabalho

Programação Básica: as atividades são desenvolvidas aos sábados e domingos, das 9h às 17h, obedecendo a uma grade de atividades que incluem:

Esportes

Jogos pré-desportivos; jogos populares; brincadeiras; atletismo; esportes coletivos; ginástica e artes marciais. Exemplos: xadrez, futebol de salão, pingue-pongue, skate, judô, boxe, taco, entre outros.

Cultura

Música; teatro; artes plásticas; dança clássica e danças populares/folclóricas; gincanas; feiras; leitura; exibição de vídeos/filmes. Exemplo: capoeira, hip-hop, canto coral, gibiteca, mostras de poesia, rádio comunitária, jornal impresso ou eletrônico, etc.

Saúde

Formação de multiplicadores para ações preventivas diversas; palestras e encontros sobre temas variados. Exemplos: planejamento familiar, prevenção ao uso indevido de drogas e Doenças sexualmente Transmissíveis, primeiros socorros, cuidados na gravidez e pericultura, responsabilidade na criação de animais domésticos, etc.

Trabalho

Informática; idiomas; curso pré-vestibular; cursos básicos de qualificação profissional. Exemplos: noções básicas de Windows, Internet, marcenaria, confeitaria, culinária, cerâmica, pintura, aulas de inglês/espanhol, etc.

 Escolas que participam do Programa 

Município Escola
Barrinha EE Luiz Marcari
Barrinha EE Prof. José Luiz de Siqueira
Dumont EE Prof. Nestor Gomes de Araújo
Jardinópolis EE Dr. Mario Lins
Jardinópolis EE Prof. Plinio Berardo
Pitangueiras EE Domingos Paro
Pitangueiras EE Maria Falconi de Felicio
Pitangueiras EE Maurício Montecchi
Pitangueiras EE Orminda Guimaraes Cotrim
Pontal EE Dona Adélia Frascino
Pontal EE Prof. Basílio Rodrigues da Silva
Pontal EE Profª Dolores Belém Novaes
Pontal EE Profª Josepha Castro
Pontal EE Profª Yolanda Luiz Sichieri
Sertãozinho EE Anna Passamonti Balardin
Sertãozinho EE Dr. Antônio Furlan Júnior
Sertãozinho EE Dr. Isaías José Ferreira
Sertãozinho EE Ferrucio Chiaratti
Sertãozinho EE Profª Edith Silveira Dalmaso
Terra Roxa EE Profª Maria Elyde Mônaco dos Santos
Viradouro EE Odulfo de Oliveira Guimarães