Núcleo Pedagógico – NPE

EQUIPE

Nome Cargo Telefone E-mail
Alcides Pereira da Silva Júnior PCNP – Anos Iniciais (16) 3946-1504 desernpe@educacao.sp.gov.br
Alessandra Perticarrari Soares PCNP – Biologia (16) 3946-1506 desernpe@educacao.sp.gov.br
Alessandra Sverzut PCNP – Artes (16) 3946-1505 desernpe@educacao.sp.gov.br
​Ana Cláudia Thomaz ​PCNP – História ​(16) 3946-1553 ​desernpe@educacao.sp.gov.br
​Angela Katia Ciriaco Bispo Melo ​PCNP – Matemática E.M. ​(16) 3946-1557 ​desernpe@educacao.sp.gov.br
Daniela da Silva Furtado PCNP – Matemática E.F. (16) 3946-1556 desernpe@educacao.sp.gov.br
Dulcineia Aparecida Rissatti Ramos PCNP – Geografia (16) 3946-1552 desernpe@educacao.sp.gov.br
Magda Regina Pereira Bizio PCNP – Língua Portuguesa E.M. (16) 3946-1555 desernpe@educacao.sp.gov.br
Marcos Rodrigo Domenici PCNP – Filosofia (16) 3946-1551 desernpe@educacao.sp.gov.br
Milena Carvalho Sicchieri PCNP – Química (16) 3946-1558 desernpe@educacao.sp.gov.br
Orlando Santos Brito PCNP – Tecnologia da Educação (16) 3946-1559 desernpe@educacao.sp.gov.br
Rogério Ferreira da Silva PCNP – Educação Física (16) 3946-1508 desernpe@educacao.sp.gov.br
​Sandra Regina Santana de Oliveira ​PCNP – Língua Portuguesa E.F. ​(16) 3946-1554 ​desernpe@educacao.sp.gov.br
Sther Willians Lima e Silva M. de Oliveira ​PCNP – Educação Especial ​(16) 3946-1507 desernpe@educacao.sp.gov.br
Amanda Silva Rodrigues ​Analista Sociocultural ​(16) 3946-1570 desernpe@educacao.sp.gov.br

 

ATRIBUIÇÕES

Artigo 73 – Os Núcleos Pedagógicos, unidades de apoio à gestão do currículo da rede pública estadual de ensino, que atuam preferencialmente por intermédio de oficinas pedagógicas, em articulação com as Equipes de Supervisão de Ensino, têm as seguintes atribuições:
I – implementar ações de apoio pedagógico e educacional que orientem os professores na condução de procedimentos relativos a organização e funcionamento do currículo nas modalidades de ensino;
II – orientar os professores:
a) na implementação do currículo;
b) na utilização de materiais didáticos e paradidáticos;
III – avaliar a execução do currículo e propor os ajustes necessários;
IV – acompanhar e orientar os professores em sala de aula, quando necessário, para garantir a implementação do currículo;
V – implementar e acompanhar programas e projetos educacionais da Secretaria relativos à área de atuação que lhes é própria;
VI – identificar necessidades e propor ações de formação continuada de professores e de professores coordenadores no âmbito da área de atuação que lhes é própria;
VII – participar da implementação de programas de formação continuada, em articulação com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores;
VIII – acompanhar e apoiar reuniões pedagógicas realizadas nas escolas;
IX – promover encontros, oficinas de trabalho, grupos de estudos e outras atividades para divulgar e capacitar professores na utilização de materiais pedagógicos em cada disciplina;
X – participar do processo de elaboração do plano de trabalho da Diretoria de Ensino;
XI – elaborar o plano de trabalho do Núcleo para melhoria da atuação docente e do desempenho dos alunos;
XII – orientar, em articulação com o Centro de Atendimento Especializado, do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica, as atividades de educação especial e inclusão educacional no âmbito da área de atuação que lhes é própria;
XIII – acompanhar o trabalho dos professores em suas disciplinas e as metodologias de ensino utilizadas em sala de aula para avaliar e propor ações de melhoria de desempenho em cada disciplina;
XIV – organizar o acervo de materiais e equipamentos didático-pedagógicos;
XV – articular com o Centro de Biblioteca e Documentação, do Centro de Referência em Educação “Mário Covas” – CRE, e com as escolas a implantação e supervisão das salas de leitura;
XVI – analisar os resultados de avaliações internas e externas e propor medidas para melhoria dos indicadores da educação básica, no âmbito da área de atuação que lhes é própria.

​(fonte: Decreto 57.141 de 18 de julho de 2011)​​