Edital de Credenciamento – Sala de Leitura 2017

A Dirigente Regional de Ensino de Sertãozinho torna pública a abertura de inscrições para o processo de credenciamento, seleção e atribuição aos docentes interessados em atuar nas SALAS DE LEITURA no ano de 2017 nos termos da Resolução SE 70/2011, alterada pela Resolução SE 14/2016 e Resolução SE 70/2016,  nas escolas contempladas com o projeto.

I – DOS REQUISITOS

São requisitos à seleção de docente para atuar nas salas ou ambientes de leitura:

1- Ser portador de diploma de licenciatura plena com vínculo com a Secretaria de Estado da Educação em qualquer dos campos de atuação, observada, quanto à situação funcional, a seguinte ordem de prioridade:

a. docente readaptado;

b. docente titular de cargo, na situação de adido, cumprindo horas de permanência na composição da jornada de trabalho

c. Excepcionalmente, na ausência de docentes de que trata o caput deste artigo, poderá haver a atribuição ao ocupante de função-atividade, que esteja cumprindo horas de permanência correspondentes à carga horária mínima de 12 horas semanais.

2- Estar inscrito no Processo anual de atribuição de classes e aulas e nos Projetos da Pasta.

II – DAS ATRIBUIÇÕES

As salas ou ambientes de leitura contarão com um professor responsável por seu funcionamento, a quem caberá:

1 – comparecer a Orientações Técnicas, atendendo a convocação ou indicação específica;

2 – participar das reuniões de trabalho pedagógico coletivo (ATPCs) realizadas na escola, para promover sua própria integração e articulação com as atividades dos demais professores em sala de aula;

3 – elaborar o projeto de trabalho;

4 – planejar e desenvolver com os alunos atividades vinculadas à proposta pedagógica da escola e à programação curricular;

5 – orientar os alunos nos procedimentos de estudos, consultas e pesquisas;

6 – selecionar e organizar o material documental existente;

7 – coordenar, executar e supervisionar o funcionamento regular da sala, cuidando:

a) da organização e do controle patrimonial do acervo e das instalações;

b) do desenvolvimento de atividades relativas aos sistemas informatizados;

8 – elaborar relatórios com o objetivo de promover a análise e a discussão das informações pela Equipe Pedagógica da escola;

9 – organizar, na escola, ambientes de leitura alternativos;

10 – incentivar a visitação participativa dos professores da escola à sala ou ao ambiente de leitura, para utilização em atividades pedagógicas;

11 – promover e executar ações inovadoras, que incentivem a leitura e a construção de canais de acesso a universos culturais mais amplos;

12 – ter habilidade com programas e ferramentas de informática.

III– DA CARGA HORÁRIA

1 – O professor selecionado e indicado para atuar na sala ou ambiente de leitura exercerá suas atribuições com a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, sendo:

I – 32 (trinta e duas) aulas em atividades com alunos;

II – 16 (dezesseis) aulas de trabalho pedagógico, das quais 3 (três) aulas cumpridas na escola, em atividades coletivas, e 13 (treze) aulas em local de livre escolha do docente.

O professor, no desempenho das atribuições relativas à sala ou ambiente de leitura, usufruirá férias de acordo com o calendário escolar, juntamente com seus pares docentes.

IV – DAS INSCRIÇÕES

– Das inscrições: Período de 14 a 15 de março de 2017.

Local: Diretoria de Ensino de Sertãozinho

R. Dr. Pio Dufles, 865 – Sertãozinho – SP

V- DOCUMENTAÇÃO:

1- O candidato que realizou a inscrição do credenciamento para o Projeto Sala de Leitura/2017  no final de 2016 não deverá realizar novo credenciamento.

2- O candidato que estiver se inscrevendo neste Projeto deverá entregar cópia de documentos pessoais (RG e CPF), comprovação de habilitação (Diploma e Histórico) acompanhados do original e xérox do holerite na Diretoria de Ensino das 9h às 11h e das 13h às 15h a ser entregue nos dias 14 e 15 de março de 2017.

3- Entregar  ficha de inscrição de credenciamento (Anexo I), constante deste edital.

4- A entrega do Projeto de trabalho na Unidade Escolar e Entrevista com o candidato à Sala de Leitura, sobre o Projeto de Trabalho, será agendada em data posterior.

VI- DA SELEÇÃO NA UNIDADE ESCOLAR

Para fins de seleção DO DOCENTE RESPONSÁVEL do Projeto Sala de Leitura na Unidade Escolar contemplada, serão considerados:

1 – Projeto de trabalho, que deverá contemplar: Identificação, Público Alvo, Justificativa, Objetivos, Ações, Estratégias, período de realização e Avaliação.

2- Entrevista com o candidato à Sala de Leitura, sobre o Projeto de Trabalho apresentado, que será agendada em data posterior ao momento da inscrição.

3- A seleção do docente credenciado para atuar na Unidade Escolar há que considerar:

a) A avaliação do Projeto de Trabalho apresentado e da entrevista realizada conjuntamente pelo Diretor da Escola e pelo Supervisor de Ensino da unidade e

b) A prioridade de classificação para docentes readaptados e professores adidos.

VII DA CLASSIFICAÇÃO e DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO CREDENCIAMENTO DA DIRETORIA DE ENSINO DE SERTÃOZINHO

Para classificação dos docentes selecionados, haverá que se considerar: a ordem de prioridade.

1) O candidato que deixar de comprovar alguma das exigências do presente edital terá sua inscrição indeferida.

2) No decorrer do ano letivo, o docente que por qualquer motivo, deixar de corresponder às expectativas do desenvolvimento do Projeto Sala de Leitura, cujas aulas lhe tenham sido atribuídas, perderá, a qualquer tempo, estas aulas, por decisão da equipe gestora, ouvido o Supervisor de Ensino da escola, conforme artigo 7º da Resolução SE 70/2011.

3) Ao docente que se encontre com aulas da SALA DE LEITURA atribuídas aplicam-se as disposições da legislação específica do processo de atribuição de classes, turmas, aulas de projetos da Pasta e modalidades de ensino, bem como as da legislação referente ao processo regular de atribuição de classes e aulas.

4) O ato de inscrição implicará na aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições do presente edital.

5) Será nulo o credenciamento de docente que não for devidamente classificado pelo Departamento de Recursos Humanos da SEE para ministrar aulas no ano letivo de 2017, e inscrito para atuar nos Projetos da Pasta.

6) Novas orientações publicadas pelos órgãos centrais da SEE poderão determinar alterações no presente edital.

7) Das disposições finais: Os casos omissos serão analisados pela Dirigente Regional de Ensino, ouvida a comissão responsável pelo processo de atribuição de aulas.

Publicação de classificação: 21 de março de 2017.

Período para recurso: 22 e 23 de março de 2017.

Classificação final: 28 de março de 2017.

Sertãozinho, 07 de março de 2017.

Cássia Regina Furtado
RG:13.594.165-9
Dirigente Regional de Ensino


Clique no link abaixo para baixar a ficha de inscrição

Ficha de Inscrição – Sala de Leitura